Notícias
home Informações
 Instituições estudam Acordo de Cooperação em prol da boa convivência

 

A necessidade de melhorar a convivência profissional entre os agentes que atuam no dia a dia da Justiça do Trabalho da 1ª Região foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28/7), no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Como resultado do encontro, que reuniu representantes de diversas entidades, ficou acordada a formalização de um acordo de cooperação interinstitucional, objetivando a realização de ações conjuntas em busca da melhoria do relacionamento entre magistrados, advogados e servidores.

A convocação para a reunião partiu da Corregedoria do Regional fluminense após solicitação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Reunião (Amatra1), em virtude de recentes episódios envolvendo o uso inadequado de dispositivos eletrônicos nas dependências do Tribunal. Durante o encontro desta sexta-feira, os representantes das instituições presentes tiveram a oportunidade de debater e expor outras situações conflituosas ocorridas no dia a dia.

Para esse primeiro encontro, foram convidados representantes da Amatra1, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), da Associação de Diretores e Chefes de Secretaria da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Adics) e do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro.

Na reunião, foi observado, ainda, que o atual momento de tensão por qual passa o país nas áreas econômica, política e social, aliado à polarização de ideias, pode gerar reflexos no comportamento das pessoas, com consequências nas esferas concretas da vida cotidiana. Entretanto, os presentes à reunião concordaram que esse cenário precisa ser evitado, principalmente em um ambiente como o Judiciário, que reúne agentes voltados à resolução de conflitos. Os representantes também reconheceram que suas respectivas instituições podem contribuir para o aperfeiçoamento dessas relações profissionais, por meio de uma atuação em conjunto.

A ideia é que o acordo de cooperação entre as instituições forneça diretrizes para a realização de uma campanha com vistas a promover a conscientização sobre a utilização das mídias e redes sociais, além do respeito mútuo e a gentileza, valores essenciais em todas as relações humanas. As sugestões de redação do documento serão encaminhadas para a Corregedoria Regional do TRT/RJ no prazo de uma semana (até 4/8).

Participaram da reunião a desembargadora Mery Bucker Caminha, vice-corregedora do TRT/RJ no exercício da Vice-Presidência; o desembargador José Luís Campos Xavier, ouvidor suplente do Tribunal; o juiz do Trabalho André Villela, juiz auxiliar da Corregedoria; a juíza Cléa Maria Carvalho do Couto, presidente da Amatra1, acompanhada pelo juiz Ronaldo Callado; Marcus Vinicius Cordeiro, secretário-geral da OAB/RJ, acompanhado pela advogada Clarissa Costa; Paulo Maximo, presidente da Acat, acompanhado pelos advogados Alexandre Bastos, Ricardo Menezes e Monica Santos; Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat); e o servidor Osvaldo Luís Abreu, representando a Adics.

 
Área Exclusiva
E-mail
Senha
Esqueceu a senha?
Busca
Amatra Informa
Revista no Mérito

MAPA DO SITE COMO CHEGAR
Amatra 1
Sobre
Histórico da Inst.
Diretoria Atual
Estatuto
Diretorias Anteriores
TJC
Informações
Notícias
Calendário
Galeria de Fotos
Publicações
Artigos Científicos
No Mérito
Amatra Informa
Fórum de discussões
Amatra na Mídia
Entrevistas
Arquivos de decisões
Amatra e você
Sugestões
Dicas Sociais
Convênios

Av. Presidente Wilson, 228
7º andar - Rio de Janeiro/RJ
TELEFONE: (21)2240-3488