Notícias
home Informações
 II Feira Carioca de Aprendizagem reúne 2.600 jovens

A desembargadora Gloria Mello participa da abertura do evento 

 

Nesta sexta-feira, aconteceu a II Feira Carioca de Aprendizagem, iniciativa prevista no âmbito da Semana Nacional de Aprendizagem, cujo objetivo é afastar o risco socioeconômico e combater o trabalho infantil com a contratação legal dos jovens.

A Feira foi realizada no Centro de Convenções SulAmérica e recebeu cerca de 2.600 adolescentes pré-selecionados a partir de um banco de dados organizado para atender os jovens assistidos nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), Programa Família Acolhedora (FACO) e Unidade de Reinserção Social (URS). Também foram notificadas a comparecer 30 empresas que não estão cumprindo a cota de Jovens Aprendizes determinada pela legislação.

No evento, empresas notificadas e entidades formadoras, como o Senai, apresentaram seus produtos e serviços em oficinas e tendas. A ideia é apresentar aos jovens a experiência do que é ofertado àqueles que participam do Programa de Aprendizagem. Além da demonstração dos serviços, também foram promovidas rodas de conversa e atividades culturais aos adolescentes. 

Representante da Amatra1 no Acordo de Cooperação no Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro, a desembargadora aposentada Gloria Mello participou da abertura do evento. “O saber é fundamental para promoção de mudanças. Os programas de aprendizagem constituem um caminho seguro e adequado para a profissionalização e o ingresso desses jovens no mercado de trabalho”, disse.

Também presente no evento, o prefeito do Rio Marcelo Crivella parabenizou a iniciativa. “O que estamos fazendo aqui hoje é combater a desigualdade, sobretudo na área da educação e da formação profissional. Temos jovens extremamente criativos que precisam dessas oportunidades para extravasar as suas virtudes”, afirmou.  

Na ocasião, a procuradora do MPT-PRT1, Dulce Torzecki, entregou requerimento ao prefeito para que seja editada lei, no município do Rio, envolvendo a contratação de aprendizes.

 

O evento foi promovido pela Amatra1, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-PRT1), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (MTE-STR/RJ), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e o Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional do Rio de Janeiro (FEAP-RJ).

 

 

 

 
Área Exclusiva
E-mail
Senha
Esqueceu a senha?
Busca
Amatra Informa
Revista no Mérito

MAPA DO SITE COMO CHEGAR
Amatra 1
Sobre
Histórico da Inst.
Diretoria Atual
Estatuto
Diretorias Anteriores
TJC
Informações
Notícias
Calendário
Galeria de Fotos
Publicações
Artigos Científicos
No Mérito
Amatra Informa
Fórum de discussões
Amatra na Mídia
Entrevistas
Arquivos de decisões
Amatra e você
Sugestões
Dicas Sociais
Convênios

Av. Presidente Wilson, 228
7º andar - Rio de Janeiro/RJ
TELEFONE: (21)2240-3488