Notícias
home Informações
 Evento debate articulação das instituições em prol da infância e da adolescência no Rio

 

Representando a Amatra1, a desembargadora aposentada Gloria Mello participou, na manhã desta quarta-feira (07/06), do debate “Infância e Adolescência em Foco – Como as instituições estão se articulando no estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho.


A desembargadora iniciou sua fala apresentando alguns dados sobre trabalho infantil. De acordo com a magistrada, ainda existem hoje cerca de 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil, o que demonstra a urgência de ações de combate diante de tamanho desafio. Gloria também acrescentou que não há como erradicar o trabalho infantil sem eliminar as demais violações aos direitos de crianças e adolescentes.

Em seguida, a desembargadora traçou um panorama histórico do Protocolo de Intenções/Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro, firmado em 2014 e renovado no ano passado, por prazo indeterminado.

Além da Amatra1, são signatários do acordo a Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho – FUNDACENTRO, a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Nós pretendemos que esta articulação seja ampliada. Estamos novamente convidando secretarias municipais e estaduais de educação, trabalho, lazer, segurança e saúde, e outras entidades. O que percebemos é que há necessidade de diálogo para que as ações sejam articuladas em prol de resultados mais positivos. Nosso objetivo é conjugar esforços na busca por alternativas a fim de que não percamos mais gerações de crianças e adolescentes para o trabalho precoce e para outras formas de exploração”, destacou Gloria.

O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio.

 
Área Exclusiva
E-mail
Senha
Esqueceu a senha?
Busca
Amatra Informa
Revista no Mérito

MAPA DO SITE COMO CHEGAR
Amatra 1
Sobre
Histórico da Inst.
Diretoria Atual
Estatuto
Diretorias Anteriores
TJC
Informações
Notícias
Calendário
Galeria de Fotos
Publicações
Artigos Científicos
No Mérito
Amatra Informa
Fórum de discussões
Amatra na Mídia
Entrevistas
Arquivos de decisões
Amatra e você
Sugestões
Dicas Sociais
Convênios

Av. Presidente Wilson, 228
7º andar - Rio de Janeiro/RJ
TELEFONE: (21)2240-3488